Mulheres que moram no estado de Pernambuco vão poder contar uma ajuda mensal de R$ 300 a partir do dia 13 de maio de 2024. Este auxílio será pago pelo governo do estado por meio do programa Mães de Pernambuco lançado oficialmente no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual, no Recife.
Requisitos mínimos para receber a ajuda mensal?
Para receber a ajuda mensal do programa Mães de Pernambuco, as mulheres devem atender alguns requisitos ao mesmo tempo, como:
- Morar em Pernambuco
- Ser beneficiária do Programa Bolsa Família e manter os dados do CadÚnico atualizados
- Ser responsável familiar
- Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos
- Não ter vínculo empregatício formal.
O programa selecionará as mães com esse perfil e de acordo com o decreto estadual a seleção será feita por meio de uma espécie de “ranking” para dar prioridade às mulheres com maior vulnerabilidade socioeconômica.
Como se cadastrar no programa Mães de Pernambuco?
Todas as mulheres que serão contempladas pelo programa Mães de Pernambuco já foram pré-selecionadas com base nas informações do CadÚnico.
Os recursos previstos para o pagamento do auxílio são da ordem de R$ 30 milhões ao mês que já estão garantidos no orçamento anual vindos do Tesouro Estadual.
A previsão de início de pagamento será dia 13 de maio de 2024, uma data seguinte ao Dia das Mães, e será realizado no quinto dia útil de cada mês, a partir de junho, segundo o governo de Pernambuco. A ajuda mensal continuará ativo e sendo pago enquanto a mãe possuir filhos menores de 6 anos.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, as mães podem entrar em contato com a Ouvidoria Social, através de uma ligação gratuita para o número 0800.081.4421, pelo número de WhatsApp (81) 98494-1298, ou pelo e-mail [email protected].