Viajar para estudar no exterior é algo completamente caro para a maioria das pessoas. Por isso, Intercâmbio Grátis 2018 – Bolsas de Estudos no Exterior é um dos termos mais buscados na internet. O sonho de qualquer pessoa é pode viajar para fora do País com o custo zero ou próximo disso. Só de economizar já é uma grande vitória. Isso porque o intercâmbio no Brasil ou fora dele parece algo longe da realidade das classes mais baixas por questão socioeconômica.
Intercâmbio Grátis 2018 – Bolsas de Estudos no Exterior
Mas afinal, como é possível fazer um intercâmbio gratuito em 2018? Ou como é possível fazer um intercâmbio com custos muito baixos? São muitas as formas de conquistar isso, o problema é que a maioria das pessoas não sabe se quer por onde começar essa busca.
A escolha do tipo de intercâmbio pode dizer muito sobre as suas necessidades. Tem vários programas e depende somente do que é mais recomendado para você. O planejamento financeiro é o primeiro processo para conquistar essa independência de conhecer lugares novos por meio do intercâmbio.
Mesmo que não seja muito, o dinheiro que você conseguir guardar é necessário para que possa ter essa vivência. E dependendo de quanto de dinheiro você tem em caixa é que você poderá mensurar a sua experiência. Também leve em consideração o objetivo do seu intercâmbio, pois a fase da vida que você se encontra é essencial para essa escolha.
Bolsas de estudo no exterior – intercâmbio
Através de bolsas de estudos você pode conseguir uma autorização para morar por um período em outro país. Dependendo da universidade, você tem direito a um alojamento e acaba não tendo custo com moradia. E não precisa estar na faculdade para tentar uma bolsa de estudos. Você pode conseguir uma bolsa para fazer até a conclusão do ensino médio. Também é possível fazer uma pós-graduação. Algumas instituições podem até cobrir os seus gastos com documentação inclusive.
Intercâmbio grátis no Ensino Médio
Alunos que estão no ensino médio brasileiro podem fazer high school americano de graça, por exemplo. Existem programas bem específicos para isso, como por exemplo o vinculado com a ONG ANS. Esse programa é focado em pessoas que não têm condições de fazer intercâmbio sem bolsas de estudo.
A ANS custeia os gastos com a emissão do visto, passagens áreas de ida e volta aos Estados Unidos, hospedagem e alimentação. A hospedagem geralmente é em uma casa de família. Até o seguro médico, transporte escolar e materiais de estudo são custeados pelo programa. Além de tudo isso, o estudante recebe US$ 120 de ajuda de custo (cerca de R$ 360,00).
Os United World Colleges (UWC) também promover chances de intercâmbio de graça para jovens que estão no ensino médio e querem uma experiência internacional. A intenção é promover a interação com pessoas que sofreram influência diferente culturalmente. Pode participar desse programa jovens com idade entre 15 e 18 anos e que estejam no segundo ano do ensino médio.
Bolsas de estudo para graduação e pós-graduação
Quem está com o nível superior completo ou está cursando uma graduação possui mais caminhos de conquistar o seu espaço. O primeiro passo é fazer parte é procurar as instituições que tem parceria com o nosso governo. Muitas fazem essa parceria com instituições internacionais.
O Banco Santander, por exemplo, oferece apoio para quem quer fazer um intercâmbio. O programa ajuda financeiramente pessoas que querem passar de algumas semanas a seis meses estudando fora do País.
Tem também algumas universidades que são bolsa de estudos completa para estudantes interessados em fazer intercâmbio. Quem é um bom atleta pode tentar por lá bolsas de estudos para atletas. Eles costumam investir muito em pessoas com talentos para o atletismo, pois essas pessoas podem liderar o quadro de medalhas do País após escolher disputar competições carregando a bandeira de quem lhe deu muita educação e capacitação.
Se o seu foco for cursar uma pós-graduação fora do Brasil, saiba que a quantidade de projetos voltada para esse público é ainda maior do que para quem quer fazer uma faculdade. Instituições como por exemplo, a Fundação Carolina, apoiam estudantes latino-americanos nas mais distintas áreas e levam esses talentos para estudar na Espanha.
Para quem quer estudar na fundação espanhola, os benefícios mudam segundo o curso escolhido. O valor da bolsa de estudos pode ser de 50% a 100% do valor a anuidade. Fora tudo isso, a listagem de benefícios conta corresponde a passagens aéreas, seguro saúde e auxílio para manutenção no país.