Inglês de Graça – Onde estudar inglês de graça

Quer estudar inglês de graça? Sabemos que aprender um segundo idioma ou melhorar os conhecimentos que você já possui em uma língua estrangeira está entre os itens fundamentais para que você possa se desenvolver profissionalmente.

No entanto, nem sempre os preços de um curso de idiomas cabem no bolso. É por conta disso que em muitas ocasiões pode ser uma boa ideia virar autodidata e recorrer aos melhores sites para aprender inglês sozinho, e de graça.

Muitos serviços são completamente gratuitos, e podem ser acessados a partir do navegador do seu computador e via celular, por meio de apps específicos. Lembrando ainda que o inglês como segunda língua é a opção mais comum, mas esses serviços também costumam disponibilizar outros idiomas como espanhol, francês, alemão ou italiano.

Continue lendo para conferir os cinco melhores sites para você aprender inglês de graça.

melhorar-o-ingles-em-casa

Melhores sites para estudar inglês de graça

Veja a seguir a nossa lista com as melhores opções de site e comece a estudar:

1. Busuu

O Busuu é a primeira opção da nossa lista. Além do inglês, o serviço dá acesso a outros 11 idiomas. Há versões pagas e gratuitas. Na versão gratuita, você pode escolher o inglês ou qualquer outro idioma e acessar as fichas de vocabulário, que permitem que você aprenda muitas palavras.

Caso você pretenda investir um pouco mais no aprendizado, saiba que ao final do curso completo, na versão premium, é possível obter um certificado emitido pela instituição McGraw-Hill. Além disso, você consegue assistir às aulas tanto online quanto offline, o que facilita bastante o acesso aos conteúdos. 

Clique aqui para acessar o site do Busuu

2. Duolingo

Já o Duolingo é certamente a ferramenta para aprender idiomas online mais conhecida no Brasil. As opções de idiomas em português são: inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. E praticamente tudo que é oferecido é gratuito, mas você pode comprar certos itens para evoluir mais depressa.

Outro ponto positivo é que a aprendizagem é estruturada como se fosse um jogo. À medida que você evolui, os conteúdos vão ficando mais difíceis. Quando você erra, diminui as tentativas que têm no dia e precisa esperar mais 24 horas para recarregar as energias. Por fim, é possível praticar escrita, leitura, audição e fala.

3. Forvo

Esse site funciona como um dicionário de pronúncia. Além do inglês, você pode tentar se aperfeiçoar em mais de 200 idiomas. Para acessar basta fazer um cadastro no site ou baixar o aplicativo. Você pode avaliar a pronúncia de outros usuários e ter a sua pronúncia avaliada por eles.

Outra grande vantagem é o fato de o site contar com miniguias de viagem. Neles há pelo menos 25 frases que estão entre as mais usuais. As palavras estão separadas por várias categorias como substantivos, adjetivos, expressões, animais e até mesmo nomes de equipes e personalidades, como times da NBA e atores e atrizes internacionais.

4. Memrise

Tenha em mente que o Memrise é bastante similar ao Busuu, tanto na usabilidade quanto no formato que mistura aulas gratuitas até certo ponto e uma versão paga para quem quiser se aprofundar no idioma. Nele o usuário assiste a vídeos ou ouve áudios para fixar o conteúdo explicado durante as lições.

Há ainda exercícios de revisão, dicas de vocabulário e até mesmo uma rede social colaborativa, na qual você pode adicionar os seus amigos e organizar cursos online coletivos. Dessa forma, você consegue medir o seu desempenho, comparando-o com a evolução dos seus colegas.

Clique aqui para acessar o site do Memrise

5. My English Online

Por fim, o My English Online é um serviço que foi criado pelo Ministério da Educação através do programa Idioma Sem Fronteiras (IsF). Além das aulas de inglês gratuitas, são disponibilizadas atividades interativas para ajudar a fixar melhor o conteúdo. Outro ponto positivo é que a ferramenta se baseia no MyELT – uma das mais renomadas no idioma.

O foco da plataforma são os estudantes de graduação e pós-graduação de instituições parceiras do programa IsF. O nível de aprendizado varia, indo do básico ao avançado. Há e-books gratuitos para downloads, arquivos de vídeo e áudio e testes para que você possa acompanhar como está sendo o seu desempenho.

Gostou das dicas? Qual é o seu site preferido? Deixe nos comentários.