O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para quem não sabe é um programa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de oferecer financiamento para estudantes que estejam matriculados em cursos de nível superior presencial que sejam pagos, desde que possuam avaliações positivas nos processos conduzidos pelo MEC.
O FIES foi um programa revolucionário que trouxe esperança para jovens estudantes que se preocupavam no momento de pensar em qual faculdade ou curso fazer na graduação, isso acontecia devido ao alto custo de uma faculdade. Com o financiamento através do FIES essas esperanças foram renovadas e jovens de diferentes classe média conseguiram seus estudos através do financiamento estudantil oferecido pelo FIES que é uma parceria do Governo com a Caixa Econômica Federal. Hoje em dia também é possível encontrar faculdades que oferecem a possibilidade de um financiamento direto com a instituição.
Requisitos para fazer o Financiamento Estudantil
Para solicitar o Financiamento os estudantes devem atender aos requisitos: todos estudantes que fazem cursos de graduação e pós-graduação em aulas presenciais, desde que sejam reconhecidos pelo MEC e possuam avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e que atendam as exigências que são estabelecidas pelas normas do FIES.
Inscrição FIES | Como Fazer?
Para se inscrever no Fies da Caixa os estudantes devem acessar a internet, uma vez que as inscrições só podem ser feitas pelo Sistema Informatizado do Fies conhecido como SisFies. A inscrição poderá ser feita em qualquer período do ano. Do mês de janeiro até o mês de junho para o primeiro semestre do ano e de julho a dezembro para financiamento relativo ao segundo semestre do ano.
Documentos exigidos para apresentar na agencia bancária escolhida pelo aluno.
Os documentos necessários para apresentar ao banco na hora de contratar o financiamento são os seguintes:
- Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
- Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
- Documento de identificação;
- CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
- Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
- Comprovante de residência.
- Documentos do fiador (no caso da opção por fiança convencional ou fiança solidária):
- Documento de identificação;
- CPF;
- Certidão de casamento;
- CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.
2 Via Boleto FIES
A taxa de juros do Fies é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Os boletos são enviados para o aluno pelo correio, mas é possível solicitar a segunda via do boleto, caso o ocorra o pagamento atrasado. Basta acessar o site do banco contratado para o financiamento tendo em mãos o CPF ou o contrato e seguir o passo a passo conforme o sistema for pedindo. No caso da Caixa o endereço é o seguinte: www3.caixa.gov.br/fies/BoletoOnline.