Curso gratuito massoterapia Senac pode não te agradar agora, mas assim que você entender melhor a oportunidade de emprego que essa profissão te traz vai gostar. Isso porque a massagem terapêutica é a prática de usar o toque para manipular os músculos do tecido mole do corpo.
Essa massagem é realizada por uma variedade de razões, incluindo tratamento de doenças dolorosas, descompressão de músculos cansados e sobrecarregados, redução do estresse, reabilitação de lesões esportivas e promoção da saúde geral. Os clientes muitas vezes procuram massagens para seu benefício médico e para fins de relaxamento, e há uma grande variedade de tratamentos de massagens disponíveis.
Massoterapeutas podem se especializar em mais de 80 tipos diferentes de massagem, chamadas modalidades e o Senac pode te ajudar com isso oferecendo cursos. As modfalidades são: massagem sueca, massagem profunda dos tecidos, reflexologia, acupressão, massagem esportiva e massagem neuromuscular são apenas algumas das muitas abordagens à massagem terapêutica.
Inscrições cursos gratuitos Masoterapia Senac
Cursos gratuitos nessa modalidade geralmente são ofertados por meio do Programa Senac Gratuidade. Por isso, fique de olho no site do Senac mais perto de você e faça a sua inscrição. O processo de seleção leva em conta o seu poder aquisitivo e da sua família. Em alguns casos, provas são aplicadas.
Para mais informações, procure uma unidade Senac.
Entenda mais sobre a massoterapia
A maioria dos massagistas se especializa em várias modalidades, que exigem técnicas diferentes. Alguns usam golpes exagerados variando o comprimento de uma parte do corpo, enquanto outros usam golpes rápidos, semelhantes a percussão, com uma mão em concha ou fechada. Uma massagem pode durar até 2 horas ou ser tão curta quanto 5 ou 10 minutos.
Geralmente, o tipo de massagem dado depende das necessidades do cliente e da condição física. Por exemplo, os terapeutas podem usar técnicas especiais para clientes idosos que não usariam para atletas, e usariam abordagens para clientes com lesões que não seriam apropriadas para clientes que buscam relaxamento. Além disso, algumas formas de massagem são dadas apenas para um tipo de cliente; por exemplo, massagem pré-natal e massagem infantil são dadas para mulheres grávidas e novas mães, respectivamente.
Massoterapeutas trabalham com hora marcada. Antes de iniciar uma sessão de massagem terapêutica, os terapeutas realizam uma entrevista informal com o cliente para aprender o histórico médico da pessoa e os resultados desejados da massagem. Esta entrevista dá aos terapeutas a chance de discutir quais técnicas podem ser benéficas para o cliente e quais podem ser prejudiciais. Como os terapeutas da massagem tendem a se especializar apenas em algumas áreas de massagem, os clientes muitas vezes serão encaminhados ou procurarão um terapeuta com um certo tipo de massagem em mente. Com base nos objetivos da pessoa, doenças, histórico médico e áreas de problemas relacionados ao estresse ou relacionados à dor, um massagista concluirá se uma massagem seria prejudicial e, caso contrário, avançaria com a sessão. Ao dar a massagem,
Muitas modalidades de massagem terapêutica usam óleos de massagem, loções ou cremes para massagear e esfregar os músculos do cliente. A maioria dos terapeutas de massagem, especialmente aqueles que trabalham por conta própria, fornecem sua própria mesa ou cadeira, lençóis, travesseiros e loções corporais ou óleos. A maioria das modalidades de massagem exige que os clientes sejam cobertos por lençol ou cobertor e que sejam despidos ou que usem roupas folgadas. O terapeuta expõe apenas a parte do corpo que está sendo massageada. Alguns tipos de massagem são feitos sem óleos ou loções e são realizados com o cliente completamente vestido.
Massoterapeutas devem desenvolver um relacionamento com seus clientes se os clientes repetidos devem ser protegidos. Porque aqueles que procuram um terapeuta tendem a fazer visitas regulares, o desenvolvimento de uma clientela fiel é uma parte importante de se tornar bem sucedido.
Ambiente de trabalho
Massoterapeutas trabalham em uma variedade de configurações, privadas e públicas: escritórios privados, estúdios, hospitais, lares de idosos, centros de fitness, instalações de medicina esportiva, aeroportos e shopping, por exemplo. Alguns massoterapeutas também viajam para as casas ou escritórios dos clientes para oferecer uma massagem. É comum os massoterapeutas em tempo integral dividirem seu tempo entre várias configurações diferentes, dependendo dos clientes e locais programados.
A maioria dos massoterapeutas oferece massagens em ambientes pouco iluminados. Usar velas e / ou incenso não é incomum. Ambiente ou outra música calma e calmante é tocada com frequência. A pouca iluminação, os cheiros e o ruído de fundo servem para deixar os clientes à vontade. No entanto, ao visitar o escritório de um cliente, um massoterapeuta pode não ter essas comodidades. As condições de trabalho dependem muito da localização do terapeuta e do que o cliente deseja.
Porque massagem é fisicamente exigente, massoterapeutas podem sucumbir a lesões se a técnica adequada não for usada. Problemas de movimento repetitivo e fadiga por ficar por longos períodos de tempo são mais comuns. Esses riscos podem ser limitados pelo uso de boas técnicas, espaçamento adequado entre as sessões, exercícios e, em muitos casos, pelos próprios terapeutas que recebem uma massagem regularmente.
Por causa da natureza física do trabalho e do tempo necessário entre as sessões, os massagistas normalmente trabalham menos de 40 horas por semana. A maioria dos terapeutas que trabalham 15 a 30 horas por semana considera-se trabalhadores em tempo integral, porque quando o tempo para viajar, para montar o equipamento e para completar funções de negócios, como faturamento, é adicionado, as horas de uma terapeuta por semana podem muito bem ser mais de 40 horas. Cerca de 48% de todos os massoterapeutas trabalhavam em período parcial e 19% tinham horários variáveis em 2008.
Educação e treinamento necessários
Os padrões de treinamento e os requisitos para massoterapeutas variam muito de acordo com o estado e a localidade. Os programas de educação são normalmente encontrados em instituições pós-secundárias privadas ou públicas e podem exigir 500 horas de estudo ou mais para serem concluídas. Um diploma do ensino médio ou grau equivalente é geralmente necessário para a admissão. Programas de massagem terapêutica geralmente cobrem temas como anatomia; fisiologia, o estudo de órgãos e tecidos; cinesiologia, o estudo da mecânica do movimento e do corpo; gestão de negócios; ética; e a prática prática de técnicas de massagem. Programas de treinamento podem se concentrar em certas modalidades de massagem. Vários programas também oferecem serviços para ex-alunos, como pós-graduação e serviços de educação continuada. Ambos os programas a tempo inteiro e a tempo parcial estão disponíveis.
Programas de massagem terapêutica variam em acreditação. Geralmente, eles são aprovados por um conselho estadual e também podem ser credenciados por uma agência de credenciamento independente. Nos Estados que regulam a massagem terapêutica, a graduação de uma escola aprovada ou programa de treinamento geralmente é necessária para a prática. Algumas regulamentações estaduais exigem que os terapeutas mantenham seus conhecimentos e técnicas por meio de educação continuada.
Certificações necessárias (licença)
Nos estados com regulamentos de massagem terapêutica, os trabalhadores devem obter uma licença depois de se formar em um programa de treinamento e antes de praticar a massagem. A passagem de um exame é geralmente necessária para o licenciamento. O exame pode ser apenas um exame do Estado ou um dos dois testes reconhecidos nacionalmente: o Exame Nacional de Certificação de Massagem Terapêutica e Carroçaria (NCETMB) e o Exame de Licenciamento de Massagem e Carroçaria (MBLEx). Os comitês de licenciatura em terapia de massagem decidem quais certificações e testes devem ser aceitos em cada Estado. Portanto, aqueles que desejam praticar massagem terapêutica devem procurar requisitos legais para o Estado e localidade em que pretendem praticar. A taxa e a renovação periódica do licenciamento também podem ser necessárias.