O Cadastro Único, é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de realizar cadastros e atualizar as informações das famílias brasileiras que estão na classe vulnerável e que apresentam renda per capita inferior a meio salário mínimo e renda familiar per capita de até três salários mínimos. Confira algumas informações sobre o CadÚnico 2018.
Como funciona o CadÚnico 2018
O CadÚnico, nada mais é do que um instrumento de coleta de dados e informações com o intuito de encontrar e identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país. Essa coleta deverá ser realizada por meio de preenchimento de formulário, cada um desses formulários é destinado a cada família.
A Caixa Econômica Federal é responsável por processar os cadastros e distribuir o login com a senha para os mesmos terem acesso a informações a respeito do cadastro.
Através do cadastro no CadÚnico 2018, as famílias poderão se inscrever em programas do governo como por exemplo Bolsa Famíllia, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
Com isso, os membros das famílias cadastradas, desde que também estejam cadastrados, poderão estar isentos das taxas de inscrições em concursos públicos. Poderão participar do CadÚnico, famílias cuja renda familiar não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa.
No entanto, as famílias que receberem mais de meio salário mínimo mensal, também poderão participar, porém a participação terá que ser vinculada com a seleção ou acompanhamento de programas sociais no estado ou municípios.
Inscrição
Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso encaminhar-se até a prefeitura de seu município, pois é de responsabilidade da prefeitura, realizar o planejamento, definir as equipes de cadastradores e realizar a entrevista com todos os membros da família a fim de unir informações e encaminhar as mesmas para o Governo Federal.
Após se cadastrarem no CadÚnico, aguarde para que as informações sejam analisadas, o cadastramento no CadÚnico não garante que os mesmos estejam participando de programas sociais. É preciso que um membro da família cadastre todos os outros membros para que os mesmos possam receber esses benefícios. Para se cadastrar no programa Bolsa Familia, é preciso ter o Cadastro Único.
Login
Para quem desejar acessar o seu cadastro pela internet, poderá ter acesso ao mesmo através do site da Caixa Econômica Federal. Coloque as informações pedidas em cada campo e acesse para obter maiores informações. O CadÚnico faz parte do Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome.