Qualificação é um requisito muito importante no mercado de trabalho. Para isso, são necessários cursos, sobretudo aqueles que realmente ensinem de forma prática um ofício. Essa é a ideia do PRONATEC. Entre as diversas instituições atendidas por esse programa está o SENAI.
PRONATEC SENAI 2018
Algumas instituições oferecem cursos técnicos e profissionalizantes, mas tudo isso exige que se arque com os custos. Para se preparar melhor e conseguir um bom emprego, é uma boa pedida fazer o PRONATEC SENAI 2018.
Anualmente são oferecidos inúmeros cursos, separados entre técnicos e profissionalizantes. Muitas pessoas poderão, com ajuda desse programa do governo, obter qualificação profissional.
Quer saber mais sobre o PRONATEC SENAI 2018? Então continue lendo e artigo e descubra tudo!
Cursos gratuitos oferecidos pelo PRONATEC SENAI 2018
Desde a sua fundação, em 2011, o PRONATEC tem como objetivo efetuar a democratização do ensino técnico e profissionalizante e promover a expansão do acesso de brasileiros de classes sociais menos privilegiadas ao mercado de trabalho, dando a eles a oportunidade de realizarem cursos gratuitos.
Há várias instituições que se tornaram parceiras desse programa. Uma delas é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Os cursos gratuitos do PRONATEC SENAI 2018 podem ser divididos em duas modalidades distintas:
- Cursos profissionalizantes
São aqueles cursos cuja carga horária possui ao menos 160 horas de duração.
- Cursos técnicos
Cursos técnicos são os cursos detentores de uma carga horária que se estende de 800 a 1200 horas, contendo uma duração que vai de 1 ano e meio até 2 anos.
Desta maneira, o PRONATEC SENAI 2018, dentro dessa modalidade, disponibiliza os seguintes cursos:
- Almoxarife;
- Alvenaria;
- Aplicador de revestimento cerâmico;
- Automotiva;
- Auxiliar administrativo;
- Confeiteiro;
- Construção naval;
- Edificações;
- Eletricista instalador predial;
- Eletroeletrônica;
- Energia GTD;
- Gesseiro;
- Gestão;
- Instalador de refrigeração e climatização doméstica;
- Mecatrônica;
- Meio ambiente;
- Padeiro;
- Panificação;
- Sistemas eletropneumáticos;
- Técnico em alimentos;
- Técnico em edificações;
- Técnico em eletromecânica;
- Técnico em eletrotécnica;
- Técnico em informática para internet;
- Técnico em informática;
- Técnico em logística;
- Técnico em manutenção automotiva;
- Técnico em mecânica;
- Técnico em produção de moda;
- Técnico em química;
- Técnico em redes de computadores;
- Técnico em refrigeração e climatização;
- Técnico em segurança do trabalho;
- Técnico em segurança do trabalho;
- Técnico em vestuário;
- Vestuário.
Para poder consultar com maior precisão e certeza, o candidato deve fazer uma consulta sobre a lista de cursos disponíveis no site oficial do PRONATEC. Clique aqui.
Inscrições para o PRONATEC SENAI 2018
Para poder fazer sua inscrição, é preciso ficar bastante atento nas datas de divulgação informadas no site oficia do programa em questão. Sendo assim, se você quer descobrir como deve proceder para fazer o cadastro no PRONATEC SENAI 2018, preste atenção nas instruções que daremos adiante.
- Antes de tudo, o candidato precisa acessar o site do PRONATEC – entre aqui.
- Assim que a página for acessada, aparecerá um pequeno “formulário”, onde o candidato pode consultar as vagas disponíveis nos cursos oferecidos pelo PRONATEC em geral e, obviamente, também no PRONATEC SENAI 2018;
- Logo em seguida, com o curso devidamente escolhido, na unidade do Senai selecionada, deve ser criado o cadastro do candidato;
- Na página referida, é necessário preencher por completo todos os campos ali presentes, como cidade, estado, grau de escolaridade, instituição e turma;
- Assim que todo o formulário de cadastro, deve-se então passar para a fase seguinte;
- Se tudo for feito corretamente, sem erros, ao fim de todo esse processo será possível vislumbrar uma mensagem informando que a inscrição foi efetivada com sucesso.
É imprescindível que você não esqueça de forma alguma prestar a devida atenção aos prazos e também averiguar periodicamente a conta que você cadastrou. É por meio do cadastro que nós informamos acima que é possível assegurar uma vaga no PRONATEC SENAI 2018.
Vagas para os cursos do PRONATEC SENAI 2018
Os alunos do PRONATEC SENAI 2018, após a efetivação da matrícula, tem direito a livros e materiais de estudo, uma ajuda de custo para o transporte até a unidade e também um auxílio para a alimentação.
O PRONATEC SENAI 2018 tem como objetivo conduzir a oferta de vagas nos cursos em conformidade com cada região em especial, viabilizando assim suprir a demanda local por mão de obra qualificada.
Desse modo, a quantidade de vagas oferecidas (ou até mesmo a área e curso escolhido) vai depender das necessidades de mão de obra do lugar em questão. Ou seja, em outras palavras, a quantidade de vagas é limitada.
Nesse sentido, além de pesquisar pelas informações via Internet, no site do PRONATEC, vale a pena se dirigir a unidade mais próxima do SENAI da sua cidade ou região e se informar por lá pessoalmente.
A cada ano que se passa, as expectativas do PRONATEC aumentam significativamente. De acordo com o afirmado pelo Ministério do Planejamento, até o ano de 2019, a meta é oferecer 6,4 milhões de vagas pelo governo federal, sempre lembrando que os cursos propiciados são totalmente gratuitos.
Atenção! Há alguns requisitos para definir quem pode ou não se inscrever nos cursos gratuitos do PRONATEC SENAI 2018.
- Alunos matriculados no ensino médio da rede pública estadual (somando-se aí o EJA) ou então na rede privada de ensino possuindo bolsa de estudo integral;
- Pessoas que recebem benefícios de programas governamentais como o Bolsa Família ou o programa Chapéu de Palha;
- Ex alunos que tenham terminado o ensino médio em escolas pertencentes a rede pública estadual ou instituições da rede privada de ensino, com o benefício de bolsa;
Preparando-se para o mercado de trabalho com os cursos do PRONATEC SENAI 2018
A grande vantagem de fazer um curso gratuito do PRONATEC SENAI 2018 é buscar uma qualificação profissional de altíssima qualidade e amplamente valorizada e reconhecida no mercado de trabalho.
Não se esqueça! Releia esse artigo para marcar bem os requisitos necessários e o passo a passo para se inscrever nos cursos. Lembre-se sempre que cursos técnicos e profissionalizantes podem ser a peça que faltava para obter mais oportunidades de trabalho.