A Faculdade de Dermatologia é a escolha ideal para os médicos que querem trabalhar com a prevenção e o tratamento de doenças da pele, especialidade que tem grande procura em todo o Brasil, abrindo ótimas oportunidades de emprego.
Além do estudo e tratamento das doenças da pele, o médico Dermatologista também atua na prevenção de patologias relacionadas a apêndices cutâneos, como cabelos, pelos, boca, unhas e genitais, sendo responsável, por exemplo, por cuidar de problemas como queda de cabelos, prevenção do câncer de pele e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).
Quer saber quais são as melhores faculdades para fazer o curso de Dermatologia, para trabalhar em hospitais, clínicas, unidades de pronto atendimento e outros locais, tanto na iniciativa privada quanto nos serviços públicos de saúde? Continue a leitura que vamos lhe contar!
Especialização em Dermatologia
O curso de Especialização em Dermatologia prepara o médico recém-formado para identificar, diagnosticar e oferecer terapêutica para as mais variadas doenças dermatológicas, além de abordar as principais técnicas cirúrgicas para essa área.
De maneira geral, o programa do curso traz disciplinas como:
- Anatomia (com foco na pele e anexos cutâneos)
- Fisiologia
- Patologia Cutânea (estudo das doenças de pele)
- Oncologia Básica
- Ginecologia e Obstetrícia
- Biologia
- Microbiologia
- Imunologia
- Alergologia Básica
- Infectologia
A duração média desse curso é de dois anos, incluindo aulas teóricas e práticas, com treinamento em instituição reconhecida. Ao final de todo o processo, o aluno fará um teste aplicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para obter o título de Dermatologista.
Como fazer o curso de Dermatologia
O caminho para se tornar um Dermatologista é longo, já que primeiramente é preciso fazer o curso de Medicina, um dos mais concorridos do Brasil, cuja duração é de seis anos. E após a conclusão da graduação em Medicina, você deverá escolher se especializar nessa área.
Com o diploma de Medicina em mãos, é possível fazer residência médica em Dermatologia ou então optar por um curso de Especialização em Dermatologia, lembrando que ambas as alternativas exigem muita dedicação e esforço por parte do médico recém-formado.
Melhores faculdades de Dermatologia
Se você já é formado em Medicina, com um diploma emitido por instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), o próximo passo é escolher uma faculdade ou instituição que disponibiliza a especialidade de Dermatologia.
Há várias opções de faculdades e institutos que oferecem pós-graduação em Dermatologia, como a USP (Universidade de São Paulo), UFF (Universidade Federal Fluminense), IPEMED, IMS e ISBRAE.
Outra boa alternativa para quem pensa em se especializar na área é ingressar em uma das melhores faculdades de Medicina do Brasil, classificação que leva em conta os resultados da edição mais recente do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
De acordo com esse ranking, os cursos de Medicina com melhor avaliação no MEC são das seguintes instituições:
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
- Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)
- Universidade de Cuiabá (UNIC)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade Estadual do Ceará (UECE)
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
- Faculdade Atenas
- Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)