O direito à meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos para os jovens de baixa renda fica muito mais fácil com o Identidade Jovem, documento que garante o acesso a esse e vários outros benefícios. Quer saber maiores detalhes e descobrir como emití-lo? Continue conosco e confira todas as informações!
Lançado pelo governo federal em 2016, o Programa Identidade Jovem (ou ID Jovem) permite identificar os adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos, integrantes de famílias carentes, que são beneficiados pela nova lei da meia-entrada.
Mais de 18 milhões de jovens, de todo o Brasil, estão nessa situação e têm direito a emitir o ID Jovem Digital, conforme as informações do governo, e se você é um deles não deixe passar a oportunidade de garantir seus benefícios.
Identidade Jovem: O que é, benefícios
O Programa ID Jovem é o documento emitido pelo governo federal que garante acesso aos benefícios para jovens de famílias carentes estabelecidos pelo Estatuto da Juventude, entre os quais o direito à meia-entrada em salas de cinema, shows musicais e demais eventos artístico-culturais, além de jogos de futebol, vôlei e outros eventos esportivos.
O ID Jovem é um documento digital, cuja imagem pode ser apresentada na tela do celular juntamente ao documento oficial com foto, sempre que for necessário comprovar o benefício (ao comprar o ingresso ou bilhete), para a validação por meio de QR Code. Mas quem quiser também pode imprimir o cartão.
Além do direito a pagar meia no ingresso, outros benefícios da Identidade Jovem são:
- Acesso a duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço de transporte interestadual de passageiros (a reserva é feita até 3 horas antes da partida);
- Desconto de 50% nas passagens de ônibus, trem e embarcação, caso as vagas gratuitas tenham se esgotado;
- Gratuidade na inscrição para o Enem.
No caso da gratuidade e desconto em passagens, o benefício só é válido para transporte interestadual (de um estado para outro), não sendo concedido nos deslocamentos dentro do município e de um município para outro dentro do mesmo estado.
Quem pode fazer
Os requisitos para fazer Identidade Jovem são:
- Ter idade entre 15 e 29 anos;
- Possuir renda familiar máxima de dois salários mínimos;
- Estar inscrito no CadÚnico do governo federal há pelo menos 24 meses e com cadastro atualizado.
Vale lembrar que não precisa ser estudante para ter direito a emitir a carteira ID Jovem.
Como fazer
Há dois caminhos para fazer Identidade Jovem. Um deles é através do site oficial do programa: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem. Ao entrar na página, digite as informações solicitadas, entre as quais o NIS (Número de Identificação Social), encontrado no Cartão Cidadão, extrato do FGTS ou carteira de trabalho.
O outro caminho é pelo app da ID Jovem, que tem versões gratuitas para Android e iPhone. Os procedimentos no app que gera a Identidade Jovem são os mesmos citados acima.
Vale lembrar que a validade da Identidade Jovem é de 180 dias, e após o período é preciso renová-la. Em caso de dúvidas, acesse o site da Caixa.