Quer se especializar na área de saúde, mas não tem condições de arcar com os custos da qualificação? A dica é participar do Programa de Bolsas de Estudo FormaSUS, que facilita o ingresso em cursos de saúde.
Criado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, em parceria com instituições privadas de ensino, o FormaSUS oferece bolsas de estudo integrais na área de saúde, para cursos de nível técnico e superior.
O objetivo do programa é formar profissionais que irão atuar nas unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a rede pública de saúde do estado para oferecer um melhor atendimento à população.
Programa de Bolsas de Estudo FormaSUS
Desde a sua primeira edição, em 2012, o programa já disponibilizou mais de 1.000 bolsas de estudo em Pernambuco, entre cursos técnicos e superiores, permitindo aos participantes ingressar nas universidades e faculdades parceiras.
Para 2018 a oferta é de 101 bolsas, em 17 instituições de ensino superior nas cidades de Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Serra Talhada e Caruaru. Ao longo da graduação, os contemplados com as bolsas poderão utilizar a rede hospitalar estadual para campo de estudo e atividades práticas.
As inscrições para o FormaSUS são recebidas via internet, através do site oficial do programa, no endereço eletrônico https://formasus.saude.pe.gov.br. Na página você deve preencher o formulário disponível e escolher o curso e a instituição para a qual deseja concorrer à bolsa de estudo. O período para se candidatar geralmente é entre os meses de maio e junho.
É importante ressaltar que só podem concorrer às bolsas FormaSUS os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, no estado de Pernambuco.
A seleção também é aberta para quem mora em outros estados, desde que o interessado cumpra o requisito acima, ou seja, ter estudado em escola da rede pública ou privada no território pernambucano.
Processo seletivo
A classificação dos candidatos às bolsas para cursos superiores se dá com base na média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio. Para 2018, os concorrentes podem usar as notas do Enem nas edições de 2016 e 2017, desde que apresentem média geral acima de 450 pontos e não tenham zerado a redação.
Após a convocação, os aprovados no FormaSUS devem apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, etc), certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência e comprovante da classificação na prova do ENEM, entre outros, para efetuar a matrícula, além de uma foto 3×4 recente.
Cursos disponíveis
Em 2018, os cursos superiores com bolsa de estudo FormaSUS disponíveis são:
- Medicina
- Enfermagem
- Biomedicina
- Fisioterapia
- Farmácia
- Serviço Social
- Odontologia
- Nutrição
- Psicologia
As vagas são ofertadas em instituições como UNINASSAU, Estácio, Facipe, UNIFAVIP, FPS, Universo, UNICAP, AEB e São Miguel, entre outras.
Em edições passadas também estavam disponíveis bolsas para cursos técnicos nas áreas de Radiologia e Enfermagem, por exemplo.
Para maiores informações consulte o Manual do Usuário e o edital do programa.