Hoje em dia muitas pessoas estão em busca de um curso de qualificação, pois as empresas procuram por profissionais qualificados e que saibam exercer as funções que são designadas. Por isso separamos algumas informações sobre o curso de operador de extrusora para quem tem interesse nessa área e deseja saber mais sobre o curso.
Cursos de operador de extrusora
Para quem não sabe, o profissional responsável por essa área tem como objetivo o desenvolvimento de competências relacionadas com a operação de máquinas extrusoras, seguindo sempre os procedimentos básicos de trabalho e as normas de saúde e segurança.
Uma das unidades de ensino que oferece o curso de operador de extrusora é o Sindiplast (Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo). Nesse site temos um curso de Operador de Injetora de Extrusoras que tem como conteúdo programático: Materiais Plásticos, Propriedades, Tipos e aplicações, Aditivos, Segurança na Operação com Injetoras, Máquinas Injetoras, Moldes, Processo de Injeção, Segurança na Operação com Extrusoras, Máquina Extrusora para Reciclagem, Roscas, Cabeçotes, Processo de Extrusão para Reciclagem, Moldes, Processo de Sopro.
Também podemos encontrar esse curso na unidade do Senai que oferece o seguinte conteúdo programático: Matéria prima: principais tipos e abreviaturas, obtenção dos materiais plásticos, classificação: termoplásticos e termofixos, amorfos e cristalinos, homopolímeros, copolímeros e blendas, propriedades de processamento: viscosidade e fluidez, temperatura de processamento, contração, higroscopicidade, cuidados com contaminações e materiais reciclados, identificação dos materiais plásticos.
Máquinas extrusoras: sistema de plastificação: rosca, cilindro e funil (taxa de compressão e relação l/d), sistemas de acionamento: variadores, redutores, inversor de frequência, sistema hidráulico / sistema elétrico / sistema de refrigeração: bomba, motor elétrico e motor hidráulico, válvulas de pressão e velocidade, válvulas direcionais, cilindros e pistões hidráulicos, trocador de calor, instrumentos de medição (manômetro, tacômetro e termômetro), instrumentos elétricos (pirômetros, cabos termopar, amperímetros, chaves fim de curso).
Segurança das máquinas extrusoras: conscientização e epis, principais áreas de risco, dispositivos de segurança, convenção coletiva, nr 12. Características das máquinas extrusoras: capacidade de plastificação, diâmetro da rosca. Cabeçotes: principais tipos, características, conjunto núcleo – bocais. Set-up: procedimentos para troca cabeçotes, set-up interno e externo, noções sobre medidas de roscas: milímetros e polegadas.
Periféricos: banheiras de resfriamento (tubos, perfis, conduites, granulação), puxadores (tubos, perfis, conduítes, filmes), picotadores (granulação), calibradores à vácuo (tubos, perfis, conduites), torres de resfriamento (filmes balão), estiradores (monofilamentos e multifilamentos), cilindros espelhados (chapas, filmes). Defeitos, causas e soluções: análise e resolução dos principais problemas encontrados em produtos extrudados. Certificação: avaliação teórica, avaliação prática, assiduidade.
Inscrição cursos gratuitos de operador de extrusora
Para quem deseja saber mais sobre o curso de operador de extrusora no site do Sindiplast, acesse: http://www.sindiplast.org.br/noticias/curso-gratuito-no-senai-operador-de-injetora-e-extrusora-de-plasticos-/20120227111145_t_044. Outra opção é o curso do Senai que pode ser encontrado no site: http://jundiai.sp.senai.br/curso/66216/502/operador-de-injetora-e-extrusora-de-plasticos.