O Próximo Passo é uma ação em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, mais conhecido como MTE. Essa parceria resulta em qualificação profissional e inserção dos jovens e adultos no mercado de trabalho. O Programa Próximo Passo nada mais é do que o PLANSEQ (Plano Setorial de Qualificação Profissional).
Cursos Gratuitos Programa Próximo
Os cursos gratuitos do Programa Próximo Passo são destinados as pessoas que recebem benefício do programa Bolsa Família. Os participantes devem ter no mínimo 18 anos e ter concluído pelo menos a quarta série do ensino fundamental. Os cursos oferecidos são para área de construção civil. São cursos de
- pedreiro,
- eletricista,
- pintor,
- gesseiro,
- encanador,
- projetista e operador de trator.
Também temos os cursos de turismo que abrange cursos de
- garçom,
- auxiliar de cozinha,
- mensageiro de hotel,
- camareira, entre outros.
Os cursos para a área da construção civil são concentrados nas regiões metropolitanas de São Paulo. Os cursos de turismo são oferecidos em todas as capitais. No entanto, em Manaus, Porto, Velho, Rio Branco, Teresina e Florianópolis não há previsão para os cursos do Programa Próximo Passo devido à falta de executora. Os cursos de construção civil foram divididos em duas formas de execução. Uma parte dos cursos ficará sob responsabilidade Ministério do Trabalho e Emprego. A outra parte dos cursos ficou sob responsabilidade dos municípios ou estados através do Convênio Plurianual Único com o Ministério do Trabalho e Emprego.
É importante informar que nenhum dos beneficiários que participarem dos cursos gratuitos, perderão o benefício. Estima-se que após o curso, o beneficiário começará a trabalhar com carteira assinada. Para que isso aconteça, é necessário que o mesmo esteja dentro dos critérios do Programa Bolsa Família.
Inscrições Cursos gratuitos Programa Próximo Passo
Para se inscrever nos cursos gratuitos, é preciso ir até uma agência do SINE (Sistema Nacional de Emprego ou no CRAS. Não se esqueça de levar RG, NIS (Número de Identificação Social) ou o PIS e também a carteira de trabalho. Para os jovens ou adultos que não tem carteira de trabalho, podem substituir pelo RG ou certidão de nascimento. Caso não tenha a carteira de trabalho, leve uma foto 3×4 para fazê-la no ato da inscrição do curso. Após se inscrever, aguarde a convocação para o curso.