Hoje em dia o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e quem não tem uma formação profissional, acaba se deparando com a dificuldade de encontrar um emprego que lhe seja favorável. Por esse motivo trouxemos logo abaixo algumas informações sobre o curso de mestre de obras para quem tem interesse nessa área e já trabalha com isso, pois quem já exerce a função de pedreiro poderá aproveitar essa oportunidade e se tornar um mestre de obras.
Curso de Mestre de Obras
O Senai é uma das unidades de ensino que oferece o curso de mestre de obras para quem tem interesse em estudar e se qualificar nessa área. O curso do Senai tem duração de 600 horas e está destinado para os alunos que tenham 18 anos completos, estudado até a sexta série do ensino fundamental e ter experiência de no mínimo cinco anos em uma das áreas que fazem parte da construção civil que são: pedreiro assentador, instalador hidráulico, carpinteiro de estruturas de telhado, armador de ferros, pedreiro revestidor, carpinteiro de formas, experiência profissional em comando de equipes de trabalhadores da área da construção civil.
O conteúdo programático desse curso está baseado em Comunicação: processo de comunicação; níveis de fala; leitura e interpretação de textos; editor de textos, Cálculos e medições; representação gráfica e suas simbologias; leitura de plantas arquitetônicas e de sistemas específicos em meios físicos e virtuais, Serviços preliminares, sondagem, topografia, contenções, terraplenagem, fundações, estruturas, vedações, esquadrias, instalações, cobertura, acabamento, Métodos e meios de trabalho, etapas do processo construtivo, elementos do canteiro de obras, logística do canteiro.
Sistemas preventivos de segurança e higiene do trabalho, primeiros socorros, mapas de risco, legislação municipal, estadual e federal sobre meio ambiente, normas regulamentadoras, condições específicas de trabalho e preservação do meio ambiente, Cronograma, plantas, memoriais, especificações técnicas, orçamentos, custos em planilha eletrônica, sistemas específicos, leiaute e arranjo físico, normas técnicas, Logística do canteiro, mão de obra e materiais; administração de compra de materiais e de execução de serviços especializados; ferramentas de controle; produtividade; qualidade total; racionalização do trabalho, Técnicas de gerenciamento, relações trabalhistas, estrutura organizacional na construção civil, seleção de pessoal, atitudes desejáveis no trabalho, mudanças comportamentais, administração de problemas e tomada de decisão, entre outros.
Inscrição curso de mestre de obras Senai
Para quem tem interesse pelo curso de mestre de obras, poderá procurar uma unidade do Senai e verificar se o curso está disponível. Inscreva-se pessoalmente, levando os seus documentos pessoais e comprovante de escolaridade para participar do processo seletivo.